quinta-feira, 19 de abril de 2012

Comércio e Bairro


Comércio e Bairro



A lógica do crescimento e fortalecimento do comércio de bairro é uma das soluções para o crescimento do mercado como um todo, constituindo-se em mais uma alternativa factível para os comerciantes que procuram manter e expandir seus negócios. A maturidade do segmento dos grandes centros comerciais não oferece hoje tantas oportunidades de crescimento com os custos de investimentos aceitáveis, como no passado, o que abre caminho para a consolidação do comércio de rua, principalmente nos bairros.

Para tanto, há que se compreender que os consumidores locais, os dos bairros, exercem papel fundamental no tocante a implementação e consolidação deste crescimento, pois que, é a partir dos motores da valorização e fidelização destes em relação ao comércio do local, que tudo será possível.

Com relação ao modelo, o comércio de rua deverá, sempre que possível, com as necessárias intervenções, adaptações e ajustes, aproximarem-se ao máximo, do modelo de desenvolvimento dos grandes centros comerciais, transformando-se, portanto, num grande centro comercial ao ar livre. Os desenvolvimentos que os grandes centros comerciais experimentaram nas últimas décadas mostram que é um modelo de sucesso, e mais, é aplicável em outras situações, e, que há fatores determinantes para o bom desempenho do comércio, que é capitaneado, em regra, pela localização, proximidade, facilidade de acesso, e a possibilidade da gestão integrada e as consequentes ações de marketing que podem ser desenvolvidas em formato plural.

Vale ressaltar que é muito animadora a perspectiva quando pensamos no conjunto de bairros formado pelo Aparecida, Bom Jesus, Cachoeirinha, Ermelinda, Nova Esperança, Parque Riachuelo, Santo André, São Cristóvão e São Francisco, ainda mais quando as populações desses bairros se fortalecem por meio da representatividade, consolidação e legitimação de suas Associações de Moradores.


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