Comércio e Bairro
A lógica do crescimento e fortalecimento do comércio de
bairro é uma das soluções para o crescimento do mercado como um todo,
constituindo-se em mais uma alternativa
factível para os comerciantes que procuram manter e expandir seus
negócios. A maturidade do segmento dos
grandes centros comerciais não oferece hoje tantas oportunidades de
crescimento com os custos de investimentos aceitáveis, como no passado, o que
abre caminho para a consolidação do comércio de rua, principalmente nos
bairros.
Para tanto, há que se compreender que os consumidores
locais, os dos bairros, exercem papel fundamental no tocante a implementação e
consolidação deste crescimento, pois que, é a partir dos motores da valorização
e fidelização destes em relação ao comércio do local, que tudo será possível.
Com relação ao modelo, o comércio de rua deverá, sempre
que possível, com as necessárias intervenções, adaptações e ajustes,
aproximarem-se ao máximo, do modelo de desenvolvimento dos grandes centros
comerciais, transformando-se, portanto, num grande centro comercial ao ar
livre. Os desenvolvimentos que os grandes centros comerciais experimentaram nas
últimas décadas mostram que é um modelo de sucesso, e mais, é aplicável em outras
situações, e, que há fatores determinantes para o bom desempenho do comércio,
que é capitaneado, em regra, pela localização, proximidade, facilidade de
acesso, e a possibilidade da gestão integrada e as consequentes ações de
marketing que podem ser desenvolvidas em formato plural.
Vale ressaltar que é muito animadora a perspectiva quando pensamos no conjunto de bairros formado pelo Aparecida,
Bom Jesus, Cachoeirinha, Ermelinda, Nova Esperança, Parque Riachuelo, Santo
André, São Cristóvão e São Francisco, ainda mais quando as populações desses bairros se fortalecem por meio da
representatividade, consolidação e legitimação
de suas Associações de Moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário